Qual a melhor cirurgia para Tumor (câncer) de Testículo?

Dr. Antonio Celso Di Piero –  CRM 73534

Orquiectomia Inguinal Alta (Radical por tumor).

Após um exame de ultrassom e ressonância mostrar um nódulo ou uma massa no testículo, deve se pensar em tumor ou câncer de testículo, após isso, deve se colher exames de sangue, a alfafetoproteina, o betaHCG e a desidrogenase lática, além de exames de imagem como a tomografia do tórax e abdome.

Antes da cirurgia, deve se colher amostras de semem para congelamento de espermatozoides, caso o paciente ainda não tenha filhos ou queira ter mais. Deve se também oferecer o implante de uma prótese testicular.

A cirurgia, através de uma incisão inguinal disseca e isola os elementos do cordão do testículo, clampeia o cordão interrompendo o fluxo arterial e o retorno venoso e linfático, retira se o cordão e o testículo.

A peça é mandada para biópsia, para avaliar o tipo de câncer e sua extensão, dando o prognóstico e informações para uso ou não de quimioterapia e/ou radioterapia.

Em caso de persistência de algum marcador tumoral sanguíneo, pode ser útil o uso do FDG PET/CT, que inclusive orienta a eficiência da quimioterapia caso necessária.