Qual a melhor cirurgia para Doença de Peyronie ou Pênis Torto Congênito?

Dr. Antonio Celso Di Piero –  CRM 73534

Pênis Torto Congênito e Doença de Peyronie

A cirurgia busca alongar o lado curto, a chamada técnica de preservação de comprimento e/ou encurtar o lado longo (técnica de encurtamento).

Técnicas de encurtamento, para graus leves e moderados menor que 60° e com função erétil normal.

Técnicas que abrem o corpo cavernoso: Yachia e Nesbit

Clique para ampliar
Detalhe, Yachia

Uma modificação da técnica de Nesbit, não abre o corpo cavernoso, faz-se uma incisão em forma de elipse ou losango na fáscia de Buck até a albugínea, sem abrir esta, e fecha a fáscia de Buck invaginando a elipse ou o losango, ou seja, faz o fechamento da fáscia de Buck por cima da própria fáscia de Buck, transformando-a em uma técnica que não abre o corpo cavernoso.

Técnicas que não abrem o corpo cavernoso, plicatura: 16-DOT

Clique para ampliar
Clique para ampliar

A Plicatura 16-DOT tem todos os seus pontos de entrada e saída da agulha em uma mesma linha longitudinal, podendo rasgar a linha de sutura levando a recorrência em 10%.

Pode-se desviar um pouco lateralmente o ponto da saída da agulha nas duas passadas, para ter-se 2 linhas longitudinais de força.

Plicaturas duplas dorsais para curvatura ventral Doğuştan Penis Eğriliği Ameliyatı (Step by step Congenitale Penile Curvature Surgery)

 Shaeer postulou sua técnica de plicatura chamada “Duplo Oito”, que diminui a recorrência em 5%.

Clique para ampliar

Veja esse “ponto” em vídeo, abaixo, note que o fio usado foi o Ethibond Excel 2-0 (Poliester).

#Penile_curvature surgery/ #penile_deviation surgery: New Double Eight Plication Technique

A Técnica de Rotação dos corpos cavernosos de Shaeer não promove encurtamento, ou seja, técnica de preservação do comprimento, utilizada para curvaturas ventrais, porém diminui o diâmetro, veja:

Penile Curvature Surgery Without Shortening: #Corporal_Rotation. #penile_curvature #penile_deviation

Ainda, Shaeer usando plicaturas transversais dorsais para curvatura ventral Correction of Penile Curvature Without Shortening. #penile_curvature  #corporal_rotation

Outra técnica de preservação de comprimento, é a incisão ou excisão parcial ou excisão total da placa de Peyronie com posterior colocação de enxerto, para homens com moderada ou severa curvatura peniana (maior que 60°) e com boa ereção.

Pontos da cirurgia: Indução de ereção artificial com injeção de soro fisiológico ou PGE1, determinação do ponto máximo de curvatura, liberação do feixe vasculo-nervoso ou da uretra, incisões na placa para liberar a contração e corrigir a curva do pênis, se não for suficiente, realizar a excisão completa da placa, colocação do enxerto e checagem da correção da curvatura por ereção induzida. 

Tipos de Enxertos

Clique para ampliar

Resultados: Satisfação em 70% e complicações em 30%, como contração do enxerto que é aceitável até 30°, diminuição da sensibilidade que pode ser transitória e disfunção erétil que necessite tratamento inclusive prótese peniana.

Incisão em duplo Y ou H da placa e colocação de enxerto (é melhor sobrar em tamanho do que faltar enxerto):

Clique para ampliar

A doença de Peyronie grave pode causar curvatura peniana grave, deformidade, encurtamento do pênis, um efeito de dobradiça e está comumente associada a disfunção erétil grave. Nesses casos, a implantação de prótese peniana pode ser recomendada junto com a incisão ou excisão da placa de Peyronie e enxerto.

Para curvatura severa do pênis por doença de Peyronie e disfunção erétil severa, veja uma técnica de implante peniano sem enxerto.

Shaeer’s Peyronie’s Punch Technique for Cases of #Peyronie’s_Disease and ED. #penile_curvature

Restoration Surgery for Peyronie’s Disease with Penile Implant    sem enxerto, apenas incisões relaxantes na fáscia de Buck, sem abrir a albugínea.

 Ultrasound Guided Application of Xiapex for Peyronie’s disease injeção intralesional de collagenase Clostridium histolyticum, Xiapex na Europa e Xiaflex nos Estados Unidos.