Qual a melhor cirurgia para Cálculo Renal?
Dr. Antonio Celso Di Piero – CRM 73534
Cálculo renal.
Para cálculos pequenos é a Ureterorrenolitotripsia flexível a laser, ou seja, endoscopia do rim com laser para destruição do cálculo.
Veja o vídeo ilustrativo da cirurgia:
Para cálculos médios e grandes é a Nefrolitotripsia percutânea, ou seja, por uma perfuração nas costas, chega-se no interior do rim sob visão, identifica o cálculo e fragmenta-o com laser e/ou ultrassom e/ou probe balístico.
Para cálculos grandes ou tomando todo o rim (cálculo coraliforme) é a Nefrolitotomia anatrófica, ou seja, congela o rim, interrompe o fluxo da artéria e veia renal, corta o rim quase todo pela metade, retira-se o cálculo de preferência inteiro e de uma só vez, fecha o rim com pontos e libera o fluxo arterial e venoso.
Anatropic Nephrolithotomy for large Staghorn Renal Caliculus – step by step demonstration
Dica de abertura e fechamento na Anatrófica:
Para Cálculos grandes na pelve do rim, a laparoscopia (Pielolitotomia) pode ser usada com grande vantagem e menores taxas de complicações.
Alguns cálculos renais pequenos, de baixa densidade, pode-se tentar a sua fragmentação com Litotripsia Extracorpórea, ou seja, por um aparelho externo ao corpo que em contato com uma bolha de água transmite vibrações sonoras até o cálculo renal.
Para cálculos no ureter a cirurgia é a ureterolitotripsia rígida ou flexível a laser, ou seja, endoscopia do ureter com laser para destruição do cálculo. A Litotripsia extracorpórea também pode ser usada no ureter em cálculos com menor densidade.